Agronegócio Brasileiro: conceitos, mercado, tendências e oportunidades para mulheres da cooperativa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você sabia que o agronegócio é um dos principais pilares da economia do país, com boa representatividade no PIB? O setor representa 26,6% do PIB total, isto é, mais de um quarto do que é produzido e gera riqueza para o Brasil, vem das atividades das empresas do agronegócio, segundo  dados de 2020.

Durante o mês de agosto, a Agromulher realizou juntamente com a  Cooperativa Cocamar  mais um workshop do projeto Mulher + Agro Cocamar, desta vez com 5 encontros on-line tratando sobre principais conceitos, mercado, tendências e oportunidades para mulheres da cooperativa.

O Brasil apresenta várias características que o levam a ser chamado de celeiro do mundo, com destaque para a produção de grãos. Devido a suas condições climáticas, em quase todo território nacional o produtor consegue realizar mais de um plantio durante o ano, que são popularmente denominados safra e safrinha.

Dentre as diversas culturas anuais, destacam-se no Brasil:

  • SOJA
  • MILHO
  • FEIJÃO
  • ARROZ
  • ALGODÃO
  • TRIGO
  • SORGO

Quando falamos de safra e safrinha nos referimos à melhor época do ano para cultivar determinada cultura em função de melhores condições para desenvolvimento das plantas e retorno financeiro (valor investido e taxa de resposta do mercado). Geralmente, a safra ocorre com a volta da chuva, no período de outubro a dezembro, quando as condições de clima, temperatura, luminosidade e umidade são as mais adequadas para o desenvolvimento das culturas. Em boa parte do país os produtores optam por cultivar a soja durante a safra.

A safrinha ou 2º safra ocorre logo após a safra. Em algumas regiões, os produtores já colhem a soja da safra e semeiam o milho ou o algodão da safrinha, simultaneamente. A safrinha é considerada a época de menor produtividade, pois as condições de clima, temperatura, luminosidade e umidade são consideradas um pouco abaixo do ideal quando comparados à safra.

 Nesta edição do workshop Mulher+Agro Cocamar, que destaca a força da mulher no cooperativismo e no agronegócio, contamos com duas capacitadoras que compartilharam seu conhecimento e interagiram com as participantes em 5 encontros on-line.

A capacitadora Marianne Gonçalves, que é especialista em Manejo de Culturas, destacou como um bom planejamento reflete em um plantio bem-feito e condução mais assertiva da lavoura, minimizando assim os vários problemas que podem ocorrer no campo.

“É notável que os problemas no campo ocorrem diariamente e entender quais fatores estão envolvidos, desde do o planejamento até o retorno financeiro, são de suma importância”.

Marianne Gonçalves

 A capacitadora Janaína Bara, especialista em Marketing Estratégico e Agronegócio, esclareceu que o agronegócio tem como base uma cadeia de sistemas que se inicia nos insumos, tais como fertilizantes, sementes e máquinas, entre outros; passa pela agricultura e agropecuária; caminha pela indústria de processamento e transformação; vai para a distribuição, que engloba o transporte, armazenagem, hipermercados e deliveries, entre outros; e chega até o consumidor final.

“A empreendedora do agro, precisa olhar para seu negócio como uma empresa, sendo que toda empresa precisa ter uma boa gestão e um planejamento estratégico. Esse plano permite avaliar o mercado em que está atuando, os fatores que influenciam o seu sucesso, definir o propósito da empresa e, com isso, desenhar e selecionar as melhores estratégias para entrar e estar no mercado. Esse tema é fundamental para conhecer a fundo o seu negócio, tornando-o real e sustentável.”.

Janaína Bara

Atuação das cooperativas

Segundo Janaína Bara, as cooperativas agropecuárias tiveram, e têm, papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio nacional, atuando em modelos distintos de produção e comercialização. Se tornaram protagonistas ao criar e adaptar tecnologias, ao difundir conhecimento e ao permitir o acesso a mercados e novas oportunidades aos empreendedores do agro. As mudanças nas dinâmicas competitivas, no agronegócio de maneira geral e as novas tecnologias, apresentam desafio para que as cooperativas se mantenham relevantes e competitivas.

Oportunidades para mulheres

As mulheres estão ganhando cada dia mais representatividade e participação no agronegócio brasileiro, segundo a 7ª Pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), mais de 30% dos postos de comando são femininos, que era de 10% há quase 10 anos.  A presença feminina cresceu não apenas nas fazendas, mas em todos os segmentos, como empresas de insumos e máquinas, laboratórios, indústrias de alimentos, tradings e consultorias.

Workshop

Durante as aulas, além de todo o conhecimento compartilhado, foram realizados exercícios práticos para que as participantes analisassem seus negócios, a fim de estabelecer objetivos e estratégias para, assim, alcançar o sucesso almejado.

Conhecer o setor em que se atua, tanto seus pontos fortes, quanto pontos de melhoria, assim como o ambiente em que a empresa está inserida é primordial para fazer sua análise e, a partir daí, tomar as providências necessárias para realizar boa gestão do negócio.

Investir em conhecimento, sempre se atualizando quanto a novas tecnologias e boas práticas de gestão também são muito importantes para atuar com sucesso no mercado.

O Projeto Mulher + Agro Cocamar tem por objetivo promover desenvolvimento, capacitação e inserção das mulheres no agronegócio. Durante esta edição do workshop, as participantes contaram com a expertise das capacitadoras Agromulher, receberam um e-book com os principais conceitos abordados e ainda participaram de sorteio de 5 ingressos para o Congresso Nacional das Mulheres do Agro  e também todas as participantes que marcaram presença nas duas aulas do 1º Workshop (link: http://www.agromulher.com.br/mulher-agro-cocamar-a-forca-da-mulher-no-cooperativismo-e-no-agronegocio/) e das 5 aulas do Workshop 2 receberam prêmios, como forma de agradecimento e de incentivá-las a continuar se dedicando para aquisição de mais conhecimento.

Em outubro teremos mais um Workshop imperdível, desta vez tratando sobre Gestão de Custos e Planejamento Financeiro Agrícola. O evento promete entregar ainda mais conteúdo de grande valor para as mulheres do agro e da cooperativa.

 Você sabia?

O Agromulher pode contribuir para a capacitação e relacionamento com todos os envolvidos com seu negócio, sejam fornecedores, funcionários sejam clientes. Ficou interessado? Clique aqui e conheça nossas propostas.

 

Compartilhar.

Sobre o Autor

Fundadora da Invicta Propaganda com experiência de mais de 20 anos em comunicação especializada para o agronegócio. Coordenadora de comunicação e novos projetos da Rede AgroMulher, e Operações do Congresso AgroDigital. Publicitária (PUC-MG) com atualização em Marketing (FGV), pós-graduada em Processos Criativos em Palavra e Imagem (IEC/PUC-MG).

Deixe Seu Comentário