Storytelling: Marisete Belloli e as decisões entre ser família e ser carreira

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você já se viu dividida entre a carreira profissional e a família? Já teve que tomar decisões difíceis para chegar onde sempre sonhou? Já teve de enfrentar algo novo e abrir caminhos para outras mulheres fazerem o mesmo? Então você precisa conhecer e se identificar com a história de Marisete Belloli, a personagem do nosso próximo storytelling do Agromulher Voice

Não é difícil se deparar por aí com mulheres fortes, atuantes dentro do agro, com carreiras esplêndidas e consolidadas, que em algum momento se viram extremamente divididas entre carreira e família. Tantas mães que precisam abdicar do seu tempo com os filhos e com o companheiro para estar em campo, na corporação, em viagens longas e distantes. E ao descrever esse relato, você pode ter se identificado e também se lembrado de alguém que já passou ou passa por isso. E esse é um dos motivos pelos quais você não pode perder a conversa que teremos com Marisete Belloli Breviglieri, no próximo storytelling do Agromulher Voice.

Marisete, assim como tantas outras mulheres, teve que viver essas difíceis decisões diárias em prol da carreira profissional. Viajar e deixar marido e filhos pequenos era sempre uma decisão extremamente dolorosa. Mas ela decidia e ia. Tantas vezes. Tantas escolhas. Tantas decisões que a trouxeram até aqui. Hoje, com o seu casal de filhos adultos, trabalhando e estudando, seguindo suas vidas como ela sempre sonhou para eles, Marisete segue firme sua carreira de sucesso. Uma história profissional linda que começou lá em 1982 quando ela entrou na Companhia de Financiamento da Produção (Ministério da Agricultura), com seus 23 anos e foi desbravar tarefas, que até então, eram estritamente masculinas. Marisete se colocou disposta a trabalhar em uma equipe onde ela era a única mulher, em operações no estado do Amazonas.

O tempo passou e a Administradora, Pós-graduada em Gestão na Agroindústria, teve de enfrentar novos desafios que a fizeram construir e alicerçar sua carreira na profissional competente que se tornou. Desde o início, já demonstrava grande apreciação pelo campo e pelo trabalho com a agricultura. Marisete, entre todos os trabalhos que já desenvolveu, sempre demonstrou aptidão tanto para campo quanto para corporação. E foi diante de um grande universo agrícola, em estados com destaque na produção de grãos (PR e RS), que ela aprendeu grande parte do que sabe hoje.

Já nos anos 90, casada, Marisete migra para o estado de São Paulo onde continuou por algum tempo na atividade. Até que se viu diante de um grande desafio para inúmeras mulheres, também do ponto de vista profissional: a maternidade. Com a chegada dos filhos, Gabriel Valentim e Luisa Helena (hoje com 24 e 22 anos, respectivamente), Marisete se afastou das funções profissionais. E voltou alguns anos depois, a convite da própria Conab, onde permanece até hoje. As decisões são sempre desafiadoras, mas Marisete hoje tem a certeza de ter feitos boas escolhas. Tanto que ocupa atualmente o cargo de Gerente de Desenvolvimento Estratégico da Conab no estado de São Paulo.

Marisete teve um caminho desafiador, semelhante a tantos outros, de inúmeras outras mulheres por aí. Foi desafiador a cada vez que tinha de arrumar a mala para viajar a trabalho ou para sua Pós-graduação em Minas Gerais. Foi desafiador a cada vez que abdicou de algo com seus filhos e marido, nesses 30 anos de história conjugal, em prol da vida profissional. Mas aqui está ela. Feliz, trabalhando e realizada. Com uma família linda, com filhos bem criados e encaminhados. E com uma carreira brilhante consolidada com muita dedicação e resiliência.

E diante da colocação profissional que Marisete tem hoje, ela declara como se sente nessa posição de liderança.

“Estar hoje nesta liderança, como Gerente da Conab /SP, envolve decisões, administração de conflitos e determinadas atitudes, dentro do ambiente corporativo (ainda predominantemente masculino), que ainda são grandes obstáculos. Apesar de todo espaço conquistado, passo por provas diárias. A liderança, enquanto mulher, envolve DEMONSTRAÇÃO de capacidade muito maior se comparada ao homem, justificar exponencialmente porque você deve, porque você pode, enfim, porque você merece estar na posição de chefia e de protagonista”, pondera ela.

E é diante desse universo tão desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante, que Marisete diz a cada uma de nós, mulheres do agro:

“Não se acovarde diante do predomínio masculino! Faça constante aprimoramento curricular, isto é determinante para sua própria confiança, postura e respeitabilidade perante ao setor! Seja firme, sem nunca se distanciar da razão, da coerência, da perspicácia e do olhar que somente NÓS MULHERES temos perante as adversidades. Penso, sinceramente, que estes fatores elencados fizeram e continuarão fazendo toda diferença no mundo das mulheres e no agronegócio”.

Marisete Belloli

E é com essa voz forte de quem tem excelentes experiências pra compartilhar que te convidamos para conhecer a história de vida de Marisete Belloli no próximo storytelling da 2ª temporada do Agromulher Voice. O evento ocorrerá no próximo dia 06 (quarta-feira), às 19 horas, diretamente no nosso canal do YouTube. Você não pode perder essa oportunidade de conhecer a história de mais esta mulher inspiradora! Aguardamos você!

Conheça Marisete Belloli

Marisete Belloli é Administradora e atua como Gerente de Suporte e Desenvolvimento Estratégico da Conab – na lotação da Superintendência do Estado de São Paulo. Com experiência de 30 anos no segmento, exerce periodicamente atividades junto ao campo e, muito particularmente nos levantamentos da safra da Companhia, os quais incluem grãos, café e cana-de-açúcar.

Compartilhar.

Sobre o Autor

A Rede Digital AgroMulher nasceu com o propósito de gerar resultados por meio da democratização de informações de qualidade e, assim, promover o crescimento de profissionais ligados ao agronegócio.

Deixe Seu Comentário