Como desenvolver um perfil de liderança?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você já se perguntou se o líder nasce líder ou se ele pode desenvolver esse perfil? Já acreditou que perfil de liderança é um dom e que só é líder quem nasce com estas características? Já se imaginou como líder? Então este texto é para você! 

Texto: Marluce Corrêa Ribeiro – Jornalista do Portal Agromulher 

Estas dúvidas com as quais iniciei este artigo são mais comuns do que imaginamos… E se eu te disser que tudo isso pode ser apenas uma crença limitante que o senso comum nos dita como verdade?! Sim! O perfil de liderança pode sim ser desenvolvido. E, neste artigo, nós vamos te mostrar alguns pontos de melhoria importantes para você que deseja desenvolver este perfil de liderança na sua vida e nos seus negócios. 

Então vamos lá… Claro que existem aquelas pessoas que nascem com um perfil e com traços comportamentais que já indicam uma grande facilidade e afinidade com o perfil de liderança. Mas muitos são os casos onde este perfil é construído ao longo de toda vida, na escola, na família ou até mesmo depois que a pessoa ingressa no mercado de trabalho. 

E este é o ponto mais importante que abordaremos aqui: a capacidade de desenvolvimento de um perfil de liderança. Mas o que de fato um líder precisa ter? Quais habilidades são indispensáveis para um líder? Quais comportamentos estão diretamente ligados com a capacidade de uma pessoa desempenhar o papel de líder de si mesmo e dentro de uma equipe? Continue sua leitura e saiba quais são estes pontos de desenvolvimento importantes para perfis de liderança. 

5 habilidades importantes de um líder 

Dentre tantas habilidades que poderíamos elencar como importantíssimas para um líder, podemos inferir que a maioria delas está ligada ao comportamento da pessoa. Pontos de melhoria que estão diretamente ligados com as chamadas soft skills e que podem e devem ser trabalhadas por aqueles que desejam desenvolver uma liderança em diversos aspectos da vida. Aqui, vamos elencar 5 habilidades importantíssimas para constar no plano de desenvolvimento individual daqueles que almejam desenvolver um perfil de líder. 

1. Ser comunicativo 

O primeiro aspecto crucial para quem deseja se desenvolver enquanto líder é a capacidade de se comunicar com clareza, objetividade e empatia. Sim! Saber o que precisa ser dito, de forma agradável, firme (quando precisar), mas sem perder a postura, o carisma e a facilidade de se expressar. Afinal, é preciso ter uma comunicação clara, empática e objetiva para que todos aqueles à sua volta entendam aquilo que é proposto e até se contagie com sua forma de comunicar a ideia ou o projeto. 

2.  Incentivar a prática de feedbacks 

Daí, já partimos para o segundo ponto que está extremamente relacionado com o primeiro. Um bom líder precisa incentivar e buscar sempre dar e receber feedbacks. A escuta ativa é extremamente importante para aqueles que desejam desenvolver este perfil de liderança. O líder precisa desenvolver sua capacidade de dar feedbacks de forma direta, empática e construtiva. Mas, acima de tudo, também saber ouvir feedbacks e retirar dali pontos de melhoria em sua conduta pessoal e profissional. O feedback é a oportunidade para “aparar arestas” que ainda nos fazem ficar distantes daquilo que almejamos. E o líder precisa ter consigo a prática de feedbacks para si mesmo e, só a partir daí, levar isso como prática para a equipe. 

3. Ser organizado 

Outro aspecto que merece muita atenção no perfil do líder é a sua organização. Na maioria dos nossos trabalhos, a rotina é feita de muitos processos e decisões. Já imaginou todo o trabalho que você desenvolve hoje, seja dentro da sua casa ou dentro do seu trabalho/negócio, sem organização? Já pensou o quanto seria difícil entender o que precisa ser feito e, ainda por cima, delegar funções em meio ao caos? A liderança passa pela organização. Num primeiro momento, isso acontece com a organização da vida e a gestão do tempo com a organização da agenda pessoal. E, com o passar do tempo, isso já reflete nos processos do trabalho, no gerenciamento da equipe e na liderança de todas as atividades de um grupo. A organização passa a ser crucial para que o líder consiga ter uma visão clara do trabalho e gera muito mais assertividade nas tomadas de decisão da equipe. 

4. Ter foco 

E no meio de tantas atribuições, habilidades e competências, você pode estar se perguntando. Mas como eu conseguirei fazer tudo isso ao mesmo tempo sem me perder? E aí nós chegamos no quarto ponto muito importante a ser desenvolvido por quem busca um perfil de liderança. É preciso ter foco! É preciso dizer “não” para um milhão de outras coisas que não fazem parte daquilo que precisa ser feito naquele momento. É canalizar energias para aquilo que precisa ser feito no momento. É saber somar forças em prol de um objetivo comum. Ser uma pessoa focada é, acima de tudo, saber voltar ao eixo e ao ponto de equilíbrio quando as coisas começam a ficar desfocadas. E isso é crucial para um perfil de liderança. Um líder que se deixa levar por mil e uma possibilidades ao mesmo tempo, pode se atrapalhar e não conseguir executar nenhuma delas de forma eficiente. 

5. Ter inteligência emocional e empatia 

E para gerir tudo isso, somente com muita inteligência emocional e maturidade. A pessoa que busca desenvolver um perfil de liderança precisa trabalhar a maturidade para lidar com situações que a tiram da zona de conforto. É preciso trabalhar forte e constantemente o autoconhecimento, a fim de manter a saúde e a inteligência emocional. E tudo isso é trabalhado dia a dia. Em cada situação, o líder precisa buscar o entendimento e o controle de suas emoções a fim de administrá-las e entender como elas podem se tornar pontos fortes na sua caminhada de liderança.  

E em todo este processo, o líder precisa desenvolver um olhar empático. Se colocar no lugar do outro é um dos pontos que considero mais importante para quem deseja construir um perfil de liderança. A empatia te coloca ao lado do outro, te iguala, te faz decidir com mais discernimento. A empatia te faz ouvir o coração na medida certa para equilibrar a razão. E é esta empatia que faz você olhar o outro com os mesmos olhos que ele se vê (ou o mais próximo possível disso). É sentir como ele sente. É enxergar como ele enxerga. E é isso que pode ser o primeiro passo para você que deseja desenvolver um perfil de liderança.  

Acredite! Organize-se! Prepare-se! Estude! E, acima de tudo, aprimore suas habilidades comportamentais! Dedique tempo e invista no seu desenvolvimento pessoal, afinal as habilidades e competências de um líder (estas que citamos aqui e tantas outras) estão diretamente ligadas ao comportamento e ao quanto você está comprometido a ser 1% melhor a cada dia.

Mentoria “Mais você no campo” 

É pensando em cada um destes pontos e com o intuito de preparar você para um mercado cada vez mais competitivo, que a Agromulher lança a mentoria MAIS VOCÊ NO CAMPO! 

Será uma mentoria 100% on-line, com profissionais que são referência nacional quando falamos em capacitação, sustentabilidade, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, inovação e carreira dentro do agronegócio. Serão 32 horas + bônus do mais rico conteúdo, sendo 2 horas semanais de aulas profissionalizantes com aplicação no seu dia-a-dia. 

Saiba mais informações, conheça quem são os mentores e garanta já a sua vaga clicando aqui! 

Compartilhar.

Sobre o Autor

Filha de produtores rurais, técnica em agropecuária, jornalista e estudante de Agronomia.

Deixe Seu Comentário