Desenvolvimento de carreira: como a mulher do agro pode superar desafios no setor?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Temos falado muito sobre os desafios das mulheres no agro, mas hoje trazemos um ponto de vista um pouco diferente. Vamos apresentar a vocês as diferentes estratégias femininas para superação destes desafios no desenvolvimento da carreira

 Não é novidade para ninguém os incontáveis desafios enfrentados pelas mulheres dentro do agronegócio, independente da frente de atuação. E hoje, vamos apresentar a vocês as diferentes estratégias femininas para superação destes desafios no desenvolvimento da carreira e entender como mulheres que possuem carreira de sucesso conseguem trilhar seus caminhos. Sabemos que cada caminhada é única, cada desafio é particularmente novo, mas sabemos também que há muito em comum em cada trajetória, não é mesmo?

Pense em todo o seu caminho e nos desafios que já teve na sua carreira até aqui. Acredito que em algum momento pode ter passado pela sua cabeça a falta de capacitação ou a necessidade de comprovar diariamente sua competência; a desconfiança sobre a qualidade do seu trabalho; a dúvida em relação às suas capacidades profissionais muito além do seu “rosto bonito”; e, muitas vezes, até somos subestimadas frente a atividades que exijam esforço físico e reflexo rápido. Além disso, outro fator que vem muito forte quando falamos em desenvolvimento de carreiras de mulheres, é o fator maternidade. Quantas mulheres enfrentam esse imenso desafio de conciliar maternidade e carreira? Sim. São desafios que coexistem com nosso desempenho profissional no agro.

Mas como podemos superar tudo isso? Como devemos nos preparar para entrar e permanecer em um mercado que ainda apresenta tantos traços de resistência à presença feminina? Primeiramente, devemos nos lembrar que somos extremamente capazes e corajosas. E, sem vitimismo, devemos ter força e resiliência para mostrar o porquê de estarmos aqui. Afinal, temos muito a contribuir e o mercado tem muito a ganhar com a presença feminina. Mas você pode estar se perguntando: o que posso fazer para me manter firme na caminhada dentro do agro mesmo com tantos desafios?

Então, vamos lá! Vamos lhe apresentar algumas estratégias que podem ser utilizadas em favor da sua carreira no agro.

Capacitação

 A constante capacitação técnica vem como ponto fundamental dentro de qualquer carreira e no agro não seria diferente. A inovação em tempo real faz com que os conhecimentos devam estar em pleno e constante desenvolvimento e atualização. Portanto, nunca deixe de se manter atualizada no que diz respeito à sua área de atuação, mercado e tendências. O mercado busca por pessoas antenadas e que estejam em constante desenvolvimento e capacitação. Aquele profissional que acredita que um diploma de faculdade é o suficiente e que ele não precisa continuar estudando, está muito distante do perfil que o mercado procura. Capacite-se constantemente!

Desenvolvimento pessoal

 A capacitação técnica é extremamente importante, mas de nada adianta caso você não saiba quem é você, o que você deseja e onde você deseja chegar. Ter clareza do seu potencial e de suas habilidades é o pontapé inicial para realizar um trabalho com coerência e profissionalismo. É preciso desenvolver habilidades, trabalhar os pontos de melhoria, intensificar pontos fortes para que o seu pessoal esteja alinhado com tudo aquilo que deseja e busca também no âmbito profissional. Afinal, aquele que trabalha seu desenvolvimento pessoal constantemente é capaz de refletir todos esses ganhos no seu desempenho profissional e contribuir de forma assertiva para o cumprimento do seu propósito e também o da empresa onde atua.

 Planejamento

 E aqui chegamos a um terceiro ponto extremamente importante: o planejamento de carreira. Além da capacitação e do desenvolvimento pessoal, nós mulheres precisamos ter clareza de objetivos e metas para um planejamento coerente com a realidade. É preciso entender aquilo que nos faz bem, onde gostamos de estar, qual área “brilha nossos olhos”. A partir daí, traçar metas atingíveis e mensuráveis, para direcionar o nosso caminho rumo aos nossos sonhos. Afinal, sonhos sem planejamento dificilmente deixarão de ser sonhos. É preciso decidir, deixar claro, planejar e “correr atrás” para que aquele sonho, que se tornou um plano, com metas bem definidas, saia do papel.

Desenvolvimento de carreira pela voz de quem entende

E aí? Quais desses importantes passos você já aderiu para sua vida pessoal e carreira profissional? A Psicóloga Bruna Bohrz, Analista de Gestão de Pessoas da Sementes Roos, acredita que estes pontos citados são “pontos cruciais que nos diferenciam e nos destacam no mercado”. A jovem natural de Ibirubá-RS destaca algumas competências que considera indispensáveis para a construção de uma carreira de sucesso dentro do setor.

  • Vontade de aprender e descobrir coisas novas – “Hoje, a inovação está aí e precisamos utilizar os meios tecnológicos a nosso favor. A curiosidade aguçada nos faz um profissional diferenciado para melhor atender nossos clientes e agricultores”, pontua ela.
  • Criatividade – “É preciso sempre gerar ideias e soluções que sejam úteis e otimizem os processos no dia a dia”.
  • Capacidade de análise e entendimento – “É aqui que o conhecimento pode ser aplicado e ser o diferencial para quem atendemos”.
  • Negociação – “É a capacidade de vender ideias, utilizando do convencimento e persuasão de forma positiva”.
  • Boa e velha comunicação – “A forma que nos expressamos e interagimos com os demais nos destaca e facilita a construção de relações e o estabelecimento parcerias”, finaliza a Psicóloga.

Estes pontos destacados por Bruna são grandes diferenciais que precisamos desenvolver constantemente para nos tornar profissionais engajados com o trabalho e com a carreira em construção. E é sobre esta carreira que Bruna nos conta e nos mostra o quanto é apaixonada pelo que faz e como chegou até aqui.

Formada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo, recentemente Bruna concluiu um MBA em Recursos Humanos 4.0. “Sou apaixonada por pessoas e por fazer a diferença na vida delas. Sempre fui muito comunicativa e curiosa, desde criança gostava de me relacionar com diferentes grupos e entender como funcionavam as coisas e o comportamento dos indivíduos. Estes foram alguns dos motivos que me fizeram buscar uma formação nesta área. E, também, me considero uma pessoa muito lógica e que gosta de ver os resultados de forma mensurável, creio que isso foi um dos pontos que, ao entrar na psicologia, me fez optar por seguir carreira empresarial”, relata ela.

“Trabalho há cerca de 6 anos com Recursos Humanos e, atualmente, faço parte da empresa Sementes Roos como Analista de Gestão de Pessoas, buscando profissionalizar a área de Gestão de Pessoas para que acompanhe a inovação e o crescimento da empresa. Estou muito feliz e motivada atuando neste desafio e realizando o que gosto, buscando constante desenvolvimento por um propósito maior, por descobrir que RH se torna uma missão que tem como finalidade a possibilidade de transformar a organização através da transformação das pessoas, que mexe com vidas, modifica histórias e faz a diferença seja em pequenas ou grandes ações”, comemora a jovem.

Quando falamos sobre os principais desafios para as mulheres do setor, Bruna considera que a necessidade de mostrar nosso valor e competências, e provar que vamos além de um “rostinho bonito” é um dos principais desafios. “É importante que, cada vez mais, as mulheres possam conquistar seu espaço no agro, e dois pontos são fundamentais para isso: empoderamento e posicionamento. Quanto mais assumirmos o nosso papel e responsabilidades, com garra, dedicação e ética, tenho certeza de que seremos fonte de inspiração, motivação para outras mulheres, além de deixar um legado e construirmos muita coisa positiva”, salienta.

Assim como muitas de nós, Bruna tem ao longo de todo esse caminho mulheres que lhe servem de exemplo e inspiração. E é sobre essas grandes mulheres que ela comenta orgulhosa. “Tenho alguns exemplos de figuras femininas que me inspiraram ao longo da minha trajetória. Entre elas, minha mãe que é uma ‘mulher maravilha’. Além de cuidar de nossa família e do lar, trabalhou externamente até se aposentar e ainda ajudava meu pai no interior. A dona Marli me guiou desde pequena para conquistar por conta própria os meus objetivos. Além dela, gerentes e líderes mulheres com quem trabalhei foram fundamentais no meu desenvolvimento profissional e tenho um grande apreço por elas”, enfatiza Bruna.

E diante de toda essa inspiração de grandes mulheres, Bruna nos lembra alguns pontos que podem contribuir muito para construção de uma carreira de sucesso. “Trabalharmos nossa autoconfiança, acreditarmos que somos capazes e que podemos conquistar nosso espaço em diferentes contextos, atuando e agregando valor ao negócio, buscando constantemente o nosso desenvolvimento e trabalhando a colaboração umas com as outras. Afinal, nós fazemos a diferença em tudo que fazemos. Temos que ter convicção e acreditar em nosso potencial para trilhar a jornada em busca de nossa autorrealização e propósito. Trago como mensagem final uma frase da Michelle Obama que diz: ‘Sempre se mantenha fiel a si mesmo e nunca deixe o que alguém diz te distrair dos seus objetivos’”, finaliza.

Saiba mais sobre a Roos

A Roos é uma empresa que atua fortemente no ramo de sementes. Com seu centro administrativo localizado na cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, a  Roos desde 1963 vem colaborando com a agricultura brasileira. É a maior produtora de sementes de trigo e soja do Rio Grande do Sul e está entre as maiores do país.

Com um pacote tecnológico sofisticado, as sementes chegam ao produtor, com garantia através de muita pesquisa e tecnologia para entregar ao produtor sementes de alto vigor, com adaptação ao solo e ao clima de cada região.

Armazenagem e comercialização de grãos também é um forte da Roos, com 11 unidades de recebimento totaliza uma capacidade de armazenamento de 540 mil toneladas de sementes ou 9 milhões de sacas.

Além do site, você também pode acompanhá-los através das redes sociais:

– Instagram

– Facebook

– LinkedIn

Compartilhar.

Sobre o Autor

A Rede Digital AgroMulher nasceu com o propósito de gerar resultados por meio da democratização de informações de qualidade e, assim, promover o crescimento de profissionais ligados ao agronegócio.

Deixe Seu Comentário