Desenvolvimento Profissional e Soft Skills para as mulheres do Agro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você sabia que desenvolver uma comunicação com fala e escuta atenta e empática pode ser um grande passo para desenvolver habilidades muito importantes para o ambiente profissional? Essas e outras habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, têm sido cada vez mais buscadas pelas empresas e precisam ser desenvolvidas pelas profissionais que buscam se destacar

 O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, fato é que pode haver uma grande lacuna entre o que as empresas buscam e o que os profissionais oferecem. Muitas vezes há um grande investimento em capacitação técnica por parte dos profissionais e pouco em desenvolvimento pessoal e busca por inteligência emocional.

E aqui, eu lhe pergunto: você já parou para pensar o quanto esta inteligência emocional é importante para trabalho em equipe, para ocupar posições de liderança e até mesmo para conquistar a confiança e construir relacionamentos dentro do ambiente de trabalho?

As chamadas soft skills são consideradas por muitos estudiosos como as verdadeiras habilidades que capacitam as pessoas para ocupar cargos de liderança. E elas são a única maneira para as pessoas conquistarem espaço e confiança, indo além da sua capacidade técnica. Por esse motivo, elas são extremamente importantes no processo de desenvolvimento profissional. De nada adianta você ser especialista em determinada área, se você não tem empatia, não colabora, não é flexível, ou se sua comunicação não é eficaz. Ninguém faz nada sozinho. E as soft skills são a base para a construção de equipes, líderes e profissionais mais coerentes e engajados com o real propósito, baseados na inteligência emocional do todo.

Fato é que precisamos desenvolver essas soft skills! Mas o que são de fato essas soft skills? Elas são habilidades comportamentais que estão ligadas com a forma como nos relacionamos com o espaço, com as pessoas e com as nossas tarefas. Por isso é preciso desenvolvê-las! Uma pessoa que não domina suas tarefas, que não tem disciplina sobre o seu tempo, que não domina seu espaço e não entende seu propósito, dificilmente se relacionará bem consigo mesma, com as outras pessoas e, provavelmente, não trará resultados positivos para um trabalho em equipe dentro da empresa e para sua própria vida.

Mas como podemos fazer isso? Quais são as estratégias para conhecer a si mesmo e desenvolver essas habilidades que contribuirão com seu desempenho profissional? Você já parou para pensar como uma pessoa que é resiliente e possui mais flexibilidade para superar desafios pode se sobressair em determinada situação na empresa?

Você já observou como é importante o poder da escuta e da capacidade de motivação de um grupo? Pessoas que possuem essas habilidades, possivelmente irão se destacar no ambiente de trabalho. Não à toa, essas mesmas pessoas são, na maioria das vezes, aquelas selecionadas pelas empresas para assumir posições de liderança, para cuidar de grandes projetos que demandam organização, resultados mensuráveis e uma equipe motivada.

Mas você já parou para pensar por que essa pessoa possui essas habilidades? Isso é uma espécie de “dom” nato? Ou é algo que pode ser desenvolvido? Você se conhece o suficiente para saber quais pontos podem e devem ser desenvolvidos? Será que a forma como você lida com as emoções e com o estresse que pode surgir é um fator importante do ponto de vista do seu desempenho em equipe?

Essas e outras respostas iremos responder na primeira palestra da 2ª temporada do Agromulher Voice, em que a Psicóloga Organizacional, Camila Camara, falará sobre “Desenvolvimento Profissional e Soft Skills para mulheres do Agro”.

A palestra ocorrerá no dia 15/09 (quarta-feira) às 19 horas, com acesso gratuito, diretamente no nosso canal do YouTube. Inscreva-se aqui para ser notificado e ficar por dentro de tudo que acontecerá neste evento on-line e 100% gratuito.

Você não pode perder essa oportunidade para aprender como podemos desenvolver essas habilidades diariamente e estar em constante melhoria. Aguardamos você!

Sobre a palestrante

Camila Camara é Psicóloga Organizacional, tem experiência Generalista Sênior na gestão dos diversos subsistemas de RH, como: Administração de Pessoas, DHO, EHS, Atração e Seleção e People Analytics. Tendo como principal foco as disciplinas de Atração e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios, Clima e Cultura Organizacional e Engajamento, Performance, além de experiência nos processos de revisão de estruturas organizacionais, gestão de mudança, desenvolvimento de liderança e Coaching.

Aguardamos você lá!

Compartilhar.

Sobre o Autor

A Rede Digital AgroMulher nasceu com o propósito de gerar resultados por meio da democratização de informações de qualidade e, assim, promover o crescimento de profissionais ligados ao agronegócio.

Deixe Seu Comentário