Perseverança e determinação para ser relevante para o agronegócio

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Nesta semana, o destaque em nosso quadro #mulheresinspiradoras é uma pessoa determinada para alcançar seus objetivos, e que compartilhou conosco de forma breve a sua relação com o mundo agro, carreira e visão sobre a participação mulheres no setor. Confira! 

Karina Andrade é natural de Maringá – PR, casada e mãe de dois filhos lindos. É formada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, MBA em Direção Estratégica e MBA em Seguros e Resseguro. É corretora de seguros graduada pela Funenseg, e possui um curso de Agronegócios pela FGV. Atualmente, Karina é Diretora Comercial na It’sSeg Seguros Inteligentes, sendo também, responsável pela área de Agronegócios. Karina começou a sua carreira em seguros há 23 anos, e já faz alguns anos que possui contato com o mundo agro, devido à carteira de clientes que fazem parte do segmento, e que estão em busca das melhores alternativas em seguros, análise de necessidades e transferência de riscos. Afinal, a atividade agropecuária requer altos investimentos e o produtor não pode arriscar perder tudo devido a situações imprevisíveis, como as causadas por condições climáticas, incêndios, oscilações do mercado, dentre outros. 

Muitas vezes planejamos tudo de uma forma e a vida nos leva para outro lado, por outros caminhos. Outras vezes, nem temos tempo de planejar, pois situações inesperadas podem surgir e mudar toda a rota. E outras vezes, é esse caminho que nos molda e nos conduz. Karina Andrade é um exemplo muito claro disso que estamos falando. No auge dos seus 13 anos, a menina nascida em Maringá – PR teve que começar a trabalhar para ajudar a mãe nas despesas de casa. Afinal, a viuvez que chegou alguns anos antes trouxe para a mãe a grande responsabilidade de criar 4 filhos sozinha. Ela precisava de Karina. E a filha não mediu esforços para ajudar. Já aos 17 anos, Karina se encontrou com a profissão que fez seu coração bater mais forte. O emprego em uma corretora de seguros foi a oportunidade de ajudar as pessoas na gestão e proteção do seu patrimônio, e descobrir o quanto isso lhe brilhava os olhos. 

Karina conta que sua curiosidade pelo mundo do agronegócio começou muito cedo, pois o estado em que nasceu, o Paraná, é bastante voltado a esse segmento. O tio de Karina é pecuarista, e seu marido e sua família também têm experiencia no agro. Diante disso, Karina sentiu despertar o interesse em participar ativamente de alguma área dentro do setor. Ela iniciou sua atuação de forma efetiva através do mundo securitário, desenvolvendo soluções e propondo apólices que atendessem às necessidades de clientes em geral (produtores rurais, cooperativas e indústrias do segmento). Conforme foi conhecendo mais profundamente o mundo do agronegócio, ela se sentiu ainda mais desafiada a quebrar alguns tabus, para que de fato a sua presença fosse relevante no setor. A partir disso, ela começou a estudar muito e empregar sua experiência profissional e conteúdo acadêmico em seu dia a dia. 

Atualmente, Karina reconhece que ainda possuímos um certo estigma em relação à presença e “capacidade” da mulher no mundo agro, segmento dominado pelos homens durante muitos anos.  

“Fico muito feliz em poder acompanhar o quanto as mulheres têm ganhado espaço nesse segmento. Ainda hoje, durante as negociações em que estou envolvida, percebo uma maior necessidade em esforço para provar minha competência e conhecimento do assunto. A superação do preconceito e obstáculos é constante.” 

Ao ser questionada sobre experiências de sucesso, Karina relata que neste momento está trabalhando no desenvolvimento de um grande projeto, que consiste em unir tecnologia a novos produtos de seguro para o agro, tornando-os mais aderentes às necessidades e expectativas do produtor rural concomitante com a organização da distribuição com capilaridade através de parceiros importantes. Segundo Karina, esse projeto consiste em trazer uma contribuição real para as pessoas e os negócios, quebrando o preconceito e desconhecimento que envolve o mundo de seguros. 

Karina possui a convicção de que as mulheres podem acrescentar muito ao Agronegócio. Para ela, a nossa capacidade de executar várias tarefas simultâneas, nossa empatia com o próximo, nossa determinação em aprender e fazer sempre melhor, nossa curiosidade para estudar e implementar novas metodologias, dentre outras características, são muito benéficas para que possamos constantemente aumentar nossa eficiência no agro.   

“Perseverança e determinação são palavras que me definem. Não desisto de meus propósitos.” 

Compartilhar.

Sobre o Autor

Engenheira Agrônoma, pós-graduada em Administração e Negócios (Unoeste).

Deixe Seu Comentário