Seguro de faturamento: alternativa de garantia para sua safra

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A atual instabilidade do mercado agrícola é algo que tem “tirado o sono” de muitos produtores. Um mercado que sofre influência de relações econômicas tanto nacionais quanto internacionais e, acima de tudo, depende das condições climáticas da região. E é aí que o seguro agrícola se torna um investimento ainda mais importante 

Texto: Marluce Corrêa – Jornalista e Redatora do Portal Agromulher 

A alta dos custos de produção, que vão desde os insumos até o combustível, é apenas umas das preocupações recentes do produtor que está investindo em milho de 2ª e até 3ª safra. A atenção às condições climáticas, o respeito à janela de plantio, o manejo de pragas cada vez mais problemáticas e a incerteza quanto ao preço do cereal no mercado futuro são pontos que colocam o produtor para pensar sobre a rentabilidade de todos estes investimentos 

É claro que o planejado e a melhor das perspectivas é aquela onde tudo corre dentro do esperado e a produtividade fica dentro ou acima do planejado, possibilitando o pagamento dos custos e gerando uma rentabilidade satisfatória. Mas precisamos ser realistas e prever possíveis dificuldades durante o ciclo produtivo. Precisamos estar preparados para uma possível e inesperada “quebra” na safra por conta de alguma intempérie climática. Precisamos estar atentos às variações do mercado que podem ocorrer diante das variáveis perspectivas da safra e estar seguros para o caso de uma baixa repentina justamente no momento da venda de toda a produção da safra. E se é possível prevenir, por que remediar, não é mesmo? 

E é pensando justamente nesta produção e no faturamento de cada safra que te pergunto: você já ouviu falar em um seguro específico para faturamento? Sabe como funciona esta modalidade de seguro? Continue sua leitura e conheça mais sobre mais essa opção para sua lavoura.  

Como funciona o seguro de faturamento? 

Diante de tanta insegurança e dúvidas quanto à produção agrícola em um mercado imprevisível como nunca visto antes, com insumos e produtos com preços super instáveis, é preciso que o produtor e a produtora se informem sobre as incontáveis possibilidades que eles têm para garantir a segurança de seu investimento e da sustentabilidade financeira de todo seu patrimônio. 

Diferentemente do seguro agrícola de custeio ou produtividade, o seguro de faturamento cobre ao mesmo tempo as perdas na produção agrícola, decorrentes de eventos climáticos adversos e também de quedas nos preços. Assim sendo, o seguro de faturamento é uma modalidade em que o agricultor recebe uma indenização da seguradora diante de perdas na produção por causa de eventos climáticos e, também, quando o faturamento obtido pela colheita é menor do que o esperado devido à variação de preços. 

Desta forma, mesmo se houver perda de produtividade e/ou redução de preço da saca no mercado, o produtor terá garantido parte do valor esperado pela venda da safra, mantendo a possibilidade de a atividade ser sustentada. Vale ressaltar que esse tipo de seguro se destina à produção de soja, milho, trigo, arroz, cevada, canola, feijão, amendoim, cana-de-açúcar, algodão, girassol e café. 

Para definição dos termos da apólice, é feita uma projeção do faturamento esperado a partir do preço base da saca e da produtividade esperada. Já o faturamento garantido pelo seguro depende da porcentagem de cobertura contratada e do rendimento esperado na área. A partir daí, define-se qual será o mínimo (faturamento garantido) que o produtor obterá naquela safra. No caso de o faturamento da safra produzida não atingir o esperado, o agricultor é indenizado pela seguradora com o valor da diferença do faturado em relação ao garantido pelo seguro.  

Mas como fazer uma projeção de faturamento em tempos tão instáveis? 

A instabilidade do mercado é uma realidade. Você, produtor e produtora, pode até ficar receoso de contratar um seguro que utilize o preço base da saca a fim de determinar a apólice do seguro e o faturamento esperado, não é mesmo? Você pode estar pensando: mas e se eu calcular o valor do faturamento esperado com o valor da saca atual e houver uma grande variação deste preço até o fim da safra?  

E nós te respondemos: é pensando neste tipo de situação que as seguradoras possibilitam fazer o endosso da apólice, ou seja, alterar a apólice original para ajustar o preço inicialmente previsto às expectativas de mercado.  

Esta possibilidade gera muito mais tranquilidade ao produtor para fazer seus investimentos, mesmo que com uma grande variação também do preço dos insumos. Estes grandes investimentos, que gerariam uma pressão e preocupação ainda maior pelo resultado final satisfatório de uma boa colheita, passam a ser resguardados por um seguro que garante o mínimo de faturamento. 

Para prevenção contra eventos inesperados e indesejados que possam comprometer a produção, o seguro é o melhor investimento de toda a safra. Lembre-se: a lavoura bem conduzida e as altas produtividades são resultados de muita dedicação, tempo, dinheiro e conhecimento investidos durante todo um ciclo. Não deixe todo esse investimento à mercê de variáveis tão imprevisíveis como o clima e o mercado. Assegura-se como puder e conte com uma ajuda especializada para isso! 

It’sSeg no mercado de seguros 

Diante do cenário de seguros no Brasil, a It’sSeg atua como um elo de conexão e segurança no ecossistema do agronegócio, provendo bons negócios. Com o objetivo de facilitar o acesso e o entendimento sobre seguros, do pequeno produtor à grande indústria e cooperativa, a It’sSeg desmistifica a ideia de que seguro é um custo, e mostra ao produtor e à produtora que é uma segurança e um grande investimento para o futuro do seu negócio e para garantia financeira da sua família. A equipe de especialistas realiza um raio-x de exposição ao risco, caso a caso e desenha, em conjunto, soluções com eficiência e tecnologia para cada produtor. 

A It’sSeg atende mais de 1000 empresas corporativas, como consultoria de benefícios e gestão de seguros, avaliando suas particularidades e os riscos em cada caso, entendendo suas demandas e apontando soluções inteligentes. A companhia é resultado da integração de corretoras com grande experiência no mercado: Grupo Raduan, Torres Benefícios, PMR Seguros, MBS Seguros, LP Corretora, Bergus Corretora e Victory e a estrutura da empresa atende todos os perfis de pessoas e de empresas, incluindo as operações em larga escala.  

Conheça a It’sSeg, seus produtos e benefícios acessando o site ou as redes sociais da empresa. Quer entender melhor sobre o ramo dos seguros e como esse setor está diretamente ligado ao agronegócio? Acompanhe o conteúdo desta parceria entre Agromulher e It’sSeg e fique bem informada.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Filha de produtores rurais, técnica em agropecuária, jornalista e estudante de Agronomia.

Deixe Seu Comentário