Seguro de máquinas agrícolas: investimento inteligente e necessário

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Com uma significativa parte do seu patrimônio investida em máquinas agrícolas, o produtor deve enxergar o seguro como um investimento cada vez mais inteligente e necessário. Afinal, o prejuízo por perdas e danos neste maquinário pode ser incalculável para os negócios.

Continue sua leitura e entenda porque é tão importante essa contratação para gerar segurança e tranquilidade durante todo o processo produtivo. 

O agro já não é mais o mesmo. E hoje, já é fácil encontrar milhões de reais investidos em máquinas e implementos em operação nas lavouras. O trabalho, que antes era desempenhado por muitos homens e alguns animais, com implementos rústicos, deu lugar a grandes máquinas super tecnológicas e automatizadas. A tecnologia chega com força total no campo. A produtividade aumenta, mas o valor investido costuma ser muito alto. E, nesta nova realidade, é preciso estar resguardado e seguro.   

Você já pensou o quanto o produtor trabalha para conseguir investir em novas máquinas para melhoria da capacidade operacional no seu negócio? Então imagine só, perder uma dessas máquinas por conta de um incidente que comprometa seu funcionamento. E aqueles que dependem de poucas máquinas para realizar o trabalho em muitas áreas? Já imaginou o atraso que pode ser gerado nas operações caso ocorra algum acidente com um pulverizador, por exemplo?  

Sabemos que, pelo dinamismo da agricultura, poucos dias são suficientes para o produtor perder o timing da aplicação e deixar a lavoura exposta a pragas, doenças, matocompetição, deficiência nutricional, por exemplo no caso do pulverizador. E quando falamos em semeadoras, tratores e colheitadeiras? Já imaginou o plantio e a colheita comprometidos por conta das máquinas paradas, sem condições de uso e o produtor não ter dinheiro para adquirir uma nova e nem pagar o conserto? As chuvas chegam e a semente não está no chão. Os grãos chegam no ponto de colheita e a colheitadeira não tem condições de operar. Já imaginou um pivô que tem uma pane no sistema elétrico e precisa ficar dias sem operar em plena seca? É um desespero sem tamanho para o produtor que depende do maquinário para realizar todas estas atividades do processo produtivo.  

Portanto, é preciso prevenir, para não remediar. Uma máquina parada é prejuízo de tempo e dinheiro para o produtor. Perder o timing de alguma operação dentro de uma lavoura é, muito provavelmente, um prejuízo ao produtor. Muitas vezes este prejuízo pode não ser prontamente mensurado. Outras vezes, será nítido o quanto ele deixou de ganhar com aqueles dias de atraso.  

Fato é que em uma atividade de alto investimento e alto risco como é a agricultura, estar seguro é a melhor opção. E para isso, uma das estratégias que você, como produtor e/ou produtora, pode lançar mão é a contratação de seguros. Além de assegurar suas lavouras, você pode também contratar um seguro para suas máquinas agrícolas.  A cobertura das modalidades de seguro referentes às máquinas agrícolas é ampla e pode incluir desde incêndio e danos elétricos até colisão e roubo, por exemplo. O importante é buscar uma seguradora e, a partir da sua realidade, definir a modalidade que melhor atende as suas necessidades.  

E aqui gostaria de fazer uma comparação: o seguro de máquinas agrícolas é bem semelhante ao seguro de automóveis. Se damos tanta atenção ao seguro dos carros e nos sentimos tão receosos de dirigir um carro sem seguro, por que não estamos atentos também ao seguro de máquinas agrícolas que, no geral, são mais caras do que a maioria dos carros populares no Brasil, por exemplo? Pensemos na lavoura como uma rodovia com os riscos inerentes da viagem. Precisamos estar assegurados para viajar tranquilos rumo às altas produtividades.  Afinal, seu patrimônio também merece estar bem resguardado e seguro. 

Seguro: estratégia para apostas em maiores investimentos 

A tomada de decisão do produtor em qualquer aspecto dentro do agronegócio envolve inúmeros fatores. E estar aberto para inovações e novos investimentos em tecnologias é um passo extremamente importante e que o produtor só dará caso se sinta muito seguro. É preciso que ele esteja com o planejamento alinhado e, de forma tranquila, possa optar por investir. Afinal, quando assegurado (em diversas modalidades), ele tem uma garantia de que, mesmo que algo muito ruim aconteça (intempéries, acidentes, roubos, etc.), ele terá certa cobertura e indenização. Essa segurança funciona então como um incentivo e um respaldo ao produtor para investir em tecnologias que são, muitas vezes, de alto investimento.  

Outro ponto que merece a atenção do produtor é o fato de que quando a máquina é adquirida por meio de financiamento, a maioria das instituições financeiras exige o seguro para a liberação do crédito.  

Além disso, escolher a contratação de um seguro é uma sábia forma de reduzir riscos. Em uma atividade como a agricultura, com tamanha imprevisibilidade e que apresenta alto risco por ser uma indústria a céu aberto, com inúmeras variáveis envolvidas, o seguro é uma ferramenta inteligente e super aplicável a fim de reduzir riscos. E dentre as várias modalidades de seguros, a que cobre máquinas agrícolas apresenta, no geral, agilidade e flexibilidade no processo de contratação.  

Portanto, o seguro vem como uma ferramenta a mais para garantia de sua segurança e tranquilidade dentro da atividade agrícola. Mas não se esqueça: a manutenção, o cuidado e o zelo com suas máquinas e implementos são princípios básicos para a redução nas perdas de tempo e dinheiro, e para a otimização de recursos. Afinal, uma boa gestão dos maquinários permite maior rendimento operacional da atividade e tende a gerar resultados extremamente satisfatórios para seu negócio. 

Sobre a It’sSeg 

A It’sSeg é uma corretora de seguros independente e brasileira, que busca trazer soluções de forma inteligente e alinhada a natureza de cada cliente. A empresa trabalha para trazer uma contribuição real para os negócios e para as pessoas.   

A proposta da It’sSeg é ser um elo de conexão e segurança no ecossistema do agronegócio, promovendo bons negócios. Com o objetivo de facilitar o acesso e entendimento sobre seguros, do pequeno produtor à grande indústria e cooperativa. Para mostrar que seguro não é um custo, e sim uma segurança e investimento futuro para o seu negócio.   

Conheça a It’sSeg, seus produtos e benefícios acessando o site ou as redes sociais da empresa. Quer entender melhor sobre o ramo dos seguros e como esse setor está diretamente ligado ao agronegócio? Acompanhe o conteúdo desta parceria entre Agromulher e It’sSeg e fique bem informada.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Filha de produtores rurais, técnica em agropecuária, jornalista e estudante de Agronomia.

Deixe Seu Comentário