Seguro de transportes: sua produção protegida fora da porteira

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você já parou para pensar nos inúmeros riscos que os produtos agrícolas estão sujeitos desde que saem da fazenda até chegar ao armazém ou outro destino final? Já imaginou o quanto uma carga de grãos ou de insumos agrícolas pode estar na mira de grupos de crime organizado, principalmente no momento atual, tendo em vista a grande valorização do mercado? Continue sua leitura e saiba como se prevenir contra estes imprevistos 

Segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística –NTC e Logística, o número de roubos de cargas no Brasil em 2021 teve um aumento de 1,7% em relação ao ano anterior, passando para 14.400 registros. Foi a primeira alta desde 2017, e o prejuízo financeiro chega a R$1,27 bilhão perdidos em cargas roubadas do país. O Sudeste registrou a maioria dos casos, com 82% das ocorrências registradas em 2021.  

E para o setor do agronegócio, a pesquisa ainda aponta um dado que merece atenção redobrada: alimentos e defensivos agrícolas estão entre as mercadorias mais visadas pelas quadrilhas e grupos criminosos.  

Diante de todos estes dados tão alarmantes, um fato é indiscutível: uma mercadoria roubada, extraviada ou até mesmo perdida ou danificada em um acidente provavelmente custará muito mais caro que a contratação de um seguro de cargas. 

Afinal, além de todos os riscos durante o processo produtivo, a partir do momento que seu produto sai da fazenda, ele está à mercê de inúmeros sinistros. Nas estradas (que muitas vezes não são as melhores e nem as mais seguras), seu produto, os grãos da sua lavoura, as frutas do seu pomar ou as verduras da sua horta estão sujeitos a incidentes como roubos, acidentes e até mesmo incêndios, danos ou outras avarias. Parece loucura pensar que deixamos um trabalho de toda uma safra assim, à mercê de tanta imprevisibilidade, não é mesmo?  

Então pare de contar com a sorte e busque sua garantia de segurança real com a contratação do seu seguro de transportes. Durma tranquilo mesmo quando suas cargas estiverem “rodando por esse Brasil”. A fase final de uma safra precisa e merece ser mais tranquila. Quer entender como funciona esta modalidade de seguro? Continue sua leitura e conheça mais ferramenta para segurança do seu negócio. 

Como funciona esta modalidade de seguro? 

Assim como as diversas modalidades de seguro já conhecidas, o seguro de transportes tem suas particularidades. Dentro das modalidades da It’sSeg, o seguro de transportes foi pensado para cobrir exclusivamente o transporte de cargas em viagens nacionais ou internacionais, sejam elas terrestres, marítimas ou aéreas, – tanto importação quanto exportação – e pode ser contratado pelo transportador, pelo comprador ou pelo vendedor da mercadoria.  

Para os transportadores, as apólices garantem os riscos de acidentes e incêndio ou roubo. A importância segurada para apólices de transporte nacional ou importação e exportação inclui o valor da nota fiscal e opcionais, como: frete, despesas e impostos. No caso de transportadores está incluso somente o valor da nota fiscal e impostos.  

Mas você pode estar se perguntando: como saber qual a cobertura ideal para minha empresa ou negócio? E é justamente para esclarecer este tipo de dúvida que as corretoras de seguros, como a It’sSeg, contam com um time de especialistas em gestão de riscos que oferecem apólices com ampla cobertura, a partir de análises muito bem estudadas e aderentes ao risco de cada cliente, gerando economia no custo dos seguros. 

No caso do seguro de transportes, é realizado um mapeamento de logística e levantamento de vulnerabilidades para apresentar as soluções aos possíveis riscos. Além disso, são desenvolvidas ações de gestão de riscos, conforme cada tipo de operação e adequadas à cada cliente. São realizadas auditorias preventivas para identificar situações de risco e corrigi-las, focando em implementar um plano de gerenciamento específico nessas regiões, para diminuir o índice de sinistralidade.  

E independente de todas as particularidades do seguro de transportes, fato é que esta é mais uma modalidade de seguro que pode ser utilizada dentro do agronegócio a fim de gerar maiores garantias e seguranças no processo produtivo. Neste caso, esta segurança está da porteira para fora, onde o produtor pode ter menos controle do que acontece com sua produção. Quer descobrir quais coberturas deste seguro se aplicam para sua realidade e região? Entre em contato com a It’sSeg e tire todas suas dúvidas. Você precisa e merece fechar uma safra de forma segura e o seguro de transportes de cargas vem com este intuito: oferecer a segurança que suas cargas merecem. 

Sobre a It’sSeg 

A It’sSeg é uma corretora de seguros independente e brasileira, que busca trazer soluções de uma forma inteligente e alinhada a natureza de cada cliente. A empresa trabalha para trazer uma contribuição real para os negócios e para as pessoas.  

A proposta da It’sSeg é ser um elo de conexão e segurança no ecossistema do agronegócio, promovendo bons negócios. Com o objetivo de facilitar o acesso e entendimento sobre seguros, do pequeno produtor à grande indústria e cooperativa. Para mostrar que seguro não é um custo, e sim uma segurança e investimento futuro para o seu negócio.  

Conheça a It’sSeg, seus produtos e benefícios acessando o site ou as redes sociais da empresa. Quer entender melhor sobre o ramo dos seguros e como esse setor está diretamente ligado ao agronegócio? Acompanhe o conteúdo desta parceria entre Agromulher e It’sSeg e fique bem informada. 

Compartilhar.

Sobre o Autor

Filha de produtores rurais, técnica em agropecuária, jornalista e estudante de Agronomia.

Deixe Seu Comentário